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Título: A inclusão digital e as dificuldades do acesso à informação para pessoas com deficiência visual
Autor(es): Silva, Karolina Vieira da
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Deficientes visuais
Acesso à informação
Informação digital
Biblioteca Braille Dorina Nowill
Acessibilidade digital
Data de apresentação: 23-Jun-2010
Data de publicação: 9-Nov-2010
Referência: SILVA, Karolina Vieira da. A inclusão digital e as dificuldades do acesso à informação para pessoas com deficiência visual. 2010. 158 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Com o surgimento e desenvolvimento de instrumentos tecnológicos houve o progresso de diversas atividades informacionais, propiciando a maior disseminação e uso da informação. Com isso, alternativas de acesso à informação surgiram para que pessoas com deficiência visual tenham acesso a uma maior variedade de informações na Web. Porém, ainda muitas dificuldades se colocam como obstáculos para o acesso à informação na Web. Conhecidos esses fatos, essa pesquisa foi desenvolvida utilizando-se a técnica de pesquisa qualitativa por entrevistas, abordando o acesso à informação na Web por pessoas com deficiência visual que utilizam os serviços da Biblioteca Braille Dorina Nowill em Taguatinga, DF, com o objetivo de identificar as dificuldades das pessoas com deficiência visual para obter acesso à informação na Web. Caracterizou-se o perfil dos entrevistados em duas partes: dados demográficos e dados sobre o acesso à informação na Web. O universo pesquisado foi composto por usuários e funcionários com deficiência visual que frequentam ou utilizam os serviços prestados pela Biblioteca. A coleta de dados foi realizada junto a doze pessoas, que contribuíram para a identificação das dificuldades encontradas ao acessarem a informação na Web, mostrando que há diversas dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual em atividades como: o uso de tecnologias de controle de acesso como o CAPTCHA, a visualização de imagens em baixo contraste, a compra de produtos online, a compreensão de páginas nas quais não há descrição textual de imagens e links e também foram identificas dificuldades na percepção de detalhes exclusivamente visuais, no manuseio do computador, do teclado e na aprendizagem dos comandos de cada leitor de tela. Após a análise do que foi identificado, os resultados obtidos foram suficientes para atingir os objetivos traçados na pesquisa.
Abstract: With the emergence and development of technological tools there was progress in various informational activities, leading to greater dissemination and use of information. Thus, alternative access to information has arisen for visually impaired people to have access to a wider range of information on the Web. However, many difficulties still stand as obstacles to access information on the web. Known these facts, this research was developed using the technique of qualitative research through interviews, addressing access to information on the Web by people with visual impairments who use the services of Dorina Nowill Braille Library in Taguatinga, DF (Brasilia-Brazil) aiming to identify the difficulties of people with visual impairment to gain access to information on the Web. The respondents' profile was characterized in two parts: demographic data and data on access to information on the Web. The universe researched was composed by users and employees with visual impairments who attend or use the services provided by the Library. Data collection was performed with twelve people, who contributed to identify difficulties to access information on the Web showing that there are several difficulties for people with visual impairments in activities such as: the use of technologies of access control such as CAPTCHA, the display of images in low contrast, buying products online, understanding of Web pages where there is no textual description of images and links, and also were identified difficulties in the perception of exclusively visual details, on handling computers, keyboards and learning commands for each screen reader. After the analysis about what was identified, the results obtained were sufficient to achieve the objectives outlined in the research.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.1220
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