Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseFabioSilvaRodrigues.pdf218,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A financeirização do capital e seus impactos na Previdência Social
Autor(es): Rodrigues, José Fábio Silva
Orientador(es): Lima, Carlos Alberto Ferreira
Assunto: Orçamento público
Seguridade social
Previdência social
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 1-Mar-2016
Referência: RODRIGUES, José Fábio Silva. A financeirização do capital e seus impactos na Previdência Social. 2013. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O processo de consolidação do welfare state europeu iniciado após a Segunda Grande Guerra Mundial e marcadamente influenciado por políticas econômicas de cunho keynesianas entrou em crise após a fim da Era de Ouro do capitalismo (1945-1973), no entanto, a Constituição Federal de 1988 foi nitidamente inspirada, em função de condicionantes históricas – acabávamos de sair de 21 anos de uma ditadura civil-militar -, no welfare state erigido na Europa. A seguridade social foi então estruturada no tripé assistência social, saúde e previdência social e lhe foi garantida pelo texto constitucional uma ampla base de financiamento. Em um descompasso histórico o “modelo” econômico neoliberal que aportava por aqui nos anos 1990 e que tinha como diretrizes uma amplo processo de liberalização financeira, abertura comercial, privatizações e ‘flexibilização’ das leis trabalhistas com fortes implicações sociais e econômicas não se coadunava com o avanço dos direitos sociais que previa o texto constitucional. O presente trabalho busca analisar como a dinâmica capitalista em seu aspecto financeiro tem interferido sistematicamente nas políticas públicas voltadas à Previdência Social, um dos elementos estruturantes da seguridade social, evidenciando os efeitos perversos do transbordamento do capital financeiro no sistema previdenciário e como essa espécie de capital tem buscado se apropriar dessa fatia do fundo público em detrimento de direitos sociais garantidos pelo texto constitucional de 1988, verificando-se ainda que muitos instrumentos normativos estatais vão ao encontro dos interesses do capital financeiro em seu desejo de se apropriar do fundo público e têm impedido a implementação de fato do Orçamento da Seguridade Social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons