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Título: Terminal de carga do Aeroporto Internacional de Brasília
Autor(es): Marques, William
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Aeronáutica comercial
Aeroportos
Transporte aéreo de carga
Logística empresarial
Data de apresentação: 8-Set-2010
Data de publicação: 8-Nov-2010
Referência: MARQUES, William. Terminal de carga do Aeroporto Internacional de Brasília. 2009. 103 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A infraestrutura aeroportuária brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Alvo de investimento nas próximas décadas pelo Governo Federal e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), os aeroportos brasileiros se tornarão mais eficientes e competitivos no mercado mundial, tanto no atendimento da demanda por passageiros quanto de cargas. O AIB-PJK desempenha papel importante no cenário nacional, estando entre os primeiros na movimentação de aeronaves, pessoas e cargas, fazendo parte dos aeroportos das cidades que sediarão a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Cada vez mais expressiva é participação do transporte aéreo de carga no comércio exterior e doméstico brasileiro, sendo necessário avaliar quais as prioridades de investimento, de maneira a evitar futuros gargalos logísticos, adequando e modernizando os Terminais de Carga às exigências do mercado mundial e nacional. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma abordagem de pesquisa mista, pelo método exploratório quantitativo-qualitativo e pesquisa descritiva qualitativa. Foram coletados dados secundários junto a órgãos e organismos nacionais e internacionais, relacionados ao comercio exterior, transporte de carga aérea e logística; e pesquisas bibliográficas - principalmente livros na área de logística e transporte, anuários estatísticos, trabalhos acadêmicos, artigos e periódicos especializados. Ao se analisar os aspectos financeiros da logística de carga aérea de Brasília e os investimentos previstos em torno de R$ 133 milhões, o retorno seria muito demorado e inviável em termos econômicos no curto e médio prazo. Mas pensando-se num horizonte de 20 a 30 anos, nas expectativas de crescimento da economia brasileira, do aumento da renda per capita brasiliense, da exposição do Brasil pelos mega-eventos futuros, e exaustão a médio prazo do terminal, justificam-se tais empreendimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1218
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