Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RisoDuarteBarbosaFilho.pdf649,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo bibliométrico de trabalhos no tema auditoria publicados em periódicos da área contábil entre 1989 e 2012
Autor(es): Barbosa Filho, Riso Duarte
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Auditoria
Periódicos científicos
Bibliometria
Ciências Contábeis - produção científica
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 26-Fev-2016
Referência: BARBOSA FILHO, Riso Duarte. Estudo bibliométrico de trabalhos no tema auditoria publicados em periódicos da área contábil entre 1989 e 2012. 2013. 22 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A auditoria é considerada uma das áreas mais conceituadas e bem pagas da contabilidade. Por este motivo o estudo realizado tem como objetivo analisar o andamento das publicações em auditoria nos periódicos de 1989 à 2012, por meio da análise bibliométrica em 26 periódicos, encontrando um total de 3.698 publicações. Este estudo caracteriza-se como descritivo, pois aborda os aspectos predominantes nas produções científicas em auditoria como: a representatividade de cada periódico levando em consideração os períodos estabelecidos, análise das publicações por ano, ou seja, em quais anos foram publicados mais estudos científicos em auditoria, o número de vezes que cada autor aparece nas produções científicas em auditoria, assim como os principais autores envolvidos, a titulação dos autores que mais publicam e por último o ranking das IES com maior número de autores em auditoria. Dentre os resultados encontrados, constatou-se o domínio dos periódicos: Revista Contabilidade & Finanças (RCF), Contabilidade Vista e Revista (CVR) e Revista Brasileira de Contabilidade (RBC); um crescimento na quantidade de estudos publicados na área de auditoria; um número alto de autores que realizam estudos em auditoria apenas uma vez; prevalência dos mestres e doutores; e domínio das instituições de ensino público com maior número de autores vinculados, com destaque para UFSC.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons