Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJuliaMendesdosSantos.pdf396,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A estratégia de vacinação contra HPV e seus dilemas bioéticos
Autor(es): Santos, Maria Julia Mendes dos
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Políticas públicas - saúde
Vacinação
Papilomavírus humano
HPV - campanha de imunização
Data de apresentação: 25-Nov-2015
Data de publicação: 26-Fev-2016
Referência: SANTOS, Maria Julia Mendes dos. A estratégia de vacinação contra HPV e seus dilemas bioéticos. 2015. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A vacinação contra o HPV é uma das políticas de saúde pública mais efetivas na prevenção do câncer do colo do útero. A indicação de maior eficácia é antes da iniciação sexual, visando a possibilidade de cessar a doença no futuro. Diante dos benefícios para a sociedade e ciente das vantagens de se adotar a estratégia vacinal, o Ministério da Saúde ofertou às meninas (na faixa etária de 9 aos 13 anos ) de todo o país, no ano de 2014, três doses da vacina. Pôde se evidenciar os dilemas bioéticos envolvidos na estratégia vacinal, através de uma revisão da literatura e das informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, seguida de coleta e análise de dados obtidos por entrevista semiestruturada aos Gestores de Saúde. Verificou-se que o ponto central para o sucesso da estratégia de vacinação contra o HPV é a informação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons