Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12170
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaraAlcantaraRibeiro.pdf9,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Casais fitness no Instagram : um estudo sobre a espetacularização da vida fitness a dois
Autor(es): Ribeiro, Lara Alcântara
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Aptidão física
Instagram (Rede social on-line)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Fev-2016
Referência: RIBEIRO, Lara Alcântara. Casais fitness no Instagram: um estudo sobre a espetacularização da vida fitness a dois. 2015. 171 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho, busca-se analisar como se configura a comunicação de casais fitness na plataforma Instagram. Na contemporaneidade, o indivíduo vive em uma era baseada na lógica da performance e do espetáculo, na qual é preciso aparecer para ser, valorizando, assim, a construção e a emergência de uma subjetividade alterdirigida, caracterizada pela exposição da intimidade. Com o surgimento da web 2.0 e a disseminação da cibercultura, os indivíduos passaram a ser, não apenas consumidores, mas produtores de conteúdo em um contexto social de vigilância e visibilidade constante. Nesse meio cibernético, ocorre a ascensão de subcelebridades midiáticas, as quais se destacam nas mídias sociais por exibirem o seu cotidiano, sua intimidade, sua performance e seus corpos prestigiosos, como é o caso dos casais fitness estudados: Gabriela Pugliesi e Ricardo Barbato, e Rodrigo Purchio e Roberta Pacheco. Como procedimento metodológico foi utilizada a análise de conteúdo, para decupagem e interpretação das estruturas imagéticas e narrativas presentes nas publicações no Instagram dos casais pesquisados. A amostra analisada foi coletada durante todo o mês de janeiro de 2015 junto aos perfis dos casais, @rg.4u e @frangocombatatadoce do Instagram, contudo para um estudo mais completo, utilizou-se também de materiais audiovisuais encontrados nos blogs, perfis do Instagram e canais do YouTube dos casais, mas também dos cônjuges, separadamente. Uma das principais contribuições deste estudo foi a definição do termo casais fitness midiáticos, bem como a caracterização desses indivíduos somáticos de influência na sociedade contemporânea. Tal caracterização baseou-se na identificação de elementos e comportamentos similares entre os referidos casais, os quais pregam uma cultura de culto ao corpo e exibem hábitos cotidianos considerados saudáveis, a fim de promoverem a si mesmos e o seu estilo de vida fitness a dois.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons