Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_ThaísSilvaOliveiraLima.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da análise envoltória de dados para a avaliação da eficiência de carteiras de investimento
Autor(es): Lima, Thaís Silva Oliveira
Orientador(es): Rosano Peña, Carlos
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Investimentos
Mercado financeiro
Data de apresentação: 27-Ago-2010
Data de publicação: 8-Nov-2010
Referência: LIMA, Thaís Silva Oliveira. O uso da análise envoltória de dados para a avaliação da eficiência de carteiras de investimento. 2010. 96 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A Análise Envoltória de Dados (DEA) é uma ferramenta utilizada para avaliar a eficiência de unidades produtivas considerando a relação insumo/produto e acredita-se que ela pode ser aplicada em carteiras de investimento. O mercado financeiro é marcado pela instabilidade e necessita de métodos precisos para a tomada de decisão frente a cenários diversos, tais como a recente crise financeira mundial de 2008. Com esta monografia objetiva-se descobrir quais as potencialidades da ferramenta DEA na avaliação do desempenho de carteiras de investimento no mercado de renda variável brasileiro. Para isso foi realizada uma revisão de literatura contemplando alguns métodos usuais do mercado financeiro para avaliação de carteiras de investimento e introduzindo conceitos relacionados com a ferramenta DEA. A partir do método dedutivo, foi feita uma pesquisa quantitativa, com fins descritivos e meios de investigação documental; os índices financeiros e fundamentalistas foram analisados para se chegar às variáveis necessárias inerentes ao método DEA. A população e a amostra foram definidas a partir de uma série de passos aplicados por outros autores, chegando-se a uma amostra de 35 carteiras de investimento. Procedeu-se a análise a partir do modelo CCR orientado aos insumos e aos produtos para os anos de 2008 e 2009. Além disso, fez-se uma análise com a projeção não orientada e outra conjunta dos dois anos. Os resultados mostraram que o DEA foi capaz de retratar maior desempenho nas carteiras em 2008 ao contrário do que aconteceu em 2009, o que corrobora a realidade do momento analisado em que no ano de 2008 o mundo atravessava a crise financeira e em 2009 os mercados ainda estavam sofrendo as consequências dela. Dessa forma o DEA se mostrou uma ferramenta útil no contexto de carteiras de investimento. Além disso, com a análise é possível dizer quais foram as variáveis de destaque, quais carteiras foram mais eficientes que outras e quais serviram de referência para as demais, aspecto de suma importância para a realização de benchmarking e tomada de decisão dos agentes do mercado financeiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1216
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons