Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MatheusSoaresTerra.pdf552 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho econômico e ágio na emissão de ações : estudo empírico no mercado acionário brasileiro
Autor(es): Terra, Matheus Soares
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Ações (Finanças)
Mercado financeiro
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: TERRA, Matheus Soares. Desempenho econômico e ágio na emissão de ações: estudo empírico no mercado acionário brasileiro. 2014. 21 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Investidores muitas vezes aceitam pagar um valor por uma ação que é maior que o valor de face. Dito isso, este trabalho busca averiguar o porquê disso ocorrer, tendo a expectativa que os retornos destas ações são maiores que os retornos de ações adquiridas sem ágio. Então, por meio deste estudo, busca-se verificar se existe uma relação entre a ocorrência de ágio na emissão de ações e o desempenho da companhia, adotando-se o retorno da ação como a medida de desempenho. Foram colhidas as cotações de fechamento anuais de vinte empresas que continham saldo de ágio na emissão de ações e de vinte empresas que não continham este saldo, além dos dividendos por ação anuais de cada uma das empresas no período de 2010 a 2013 e calculados os retornos destas, em cada ano, e separados em grupos de empresa com ágio e empresas sem ágio. Sobre os retornos, foi aplicado um teste estatístico de médias, para verificar se a média dos retornos de empresas com ágio era maior que a das empresas sem. O resultado indicou que não há diferença significante entre o desempenho de empresas de ações negociadas com ágio e ações negociadas sem e a eficiência do mercado pode ter contribuído para esse resultado. Caso fosse analisado um período mais curto, ou um estudo de evento, possivelmente o resultado fosse outro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons