Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrenoPereiraDamascena.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O arquétipo do jornalista no cinema
Autor(es): Damascena, Breno Pereira
Orientador(es): Bó, João Batista Lanari
Assunto: Jornalistas
Jornalismo e cinema
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: DAMASCENA, Breno Pereira. O arquétipo do jornalista no cinema. 2015. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Levando em consideração o grande número de obras que retratam a imprensa no cinema e como essa representação pode influenciar e estabelecer tipos e mitos no público, esse trabalho busca identificar, prospectar e analisar os arquétipos mais comuns dados aos jornalistas nos filmes que abordam o tema. Utilizando os filmes mais populares que apresentam, de alguma forma, esse personagem, foi realizado estudo da representação do tipo de jornalismo empregado na produção audiovisual e como o arquétipo do jornalista apresentado pode se relacionar com o momento e contexto em que o filme foi realizado. Para tal, foram examinados diversos autores e autoras que, de alguma forma, já trataram desse conteúdo e levaram o tópico para discussão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons