Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MarianaBernardesSilva.pdf720,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da diversidade : uma análise do projeto inclusão social de portadores de necessidades especiais, do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Silva, Mariana Bernardes
Orientador(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Portadores de necessidades especiais
Pessoas com deficiência - emprego
Inclusão social
Data de apresentação: 30-Ago-2010
Data de publicação: 8-Nov-2010
Referência: SILVA, Mariana Bernardes. Gestão da diversidade: uma análise do projeto inclusão social de portadores de necessidades especiais, do Superior Tribunal de Justiça. 2010. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as políticas e práticas do Projeto Inclusão desenvolvido no Superior Tribunal de Justiça, sob o ponto de vista da satisfação das pessoas portadoras de necessidades especiais perante as políticas e práticas de inclusão. No mundo do trabalho, a questão da diversidade adquiriu importância em função de leis que obrigam organizações a contratar pessoas de grupos considerados diversos, levando os gestores a ter que se adaptar a essa nova situação. Segundo Bento (2000), a literatura acadêmica brasileira nesse tema ainda é incipiente. Um dos primeiros trabalhos acadêmicos sobre gestão da diversidade no Brasil é o de Fleury (2000). Esse movimento, contudo, não vem acompanhado de um aprofundamento na literatura nacional sobre o tema. Neste trabalho foram apresentadas algumas iniciativas de implantação de programa de gestão da diversidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para tanto, buscou-se elaborar um perfil das pessoas portadoras de necessidades especiais que trabalham no STJ, identificar suas principais necessidades, e verificar sua percepção sobre as condições e práticas de trabalho vivenciadas e sua satisfação, além de se verificar junto às demais áreas responsáveis pelo Projeto como está o progresso do mesmo. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e teve como estratégia metodológica o estudo de caso, por se tratar de uma análise da percepção de pessoas perante a organização. A coleta dos dados se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Para análise dos dados foi utilizado o método de categorização proposto por Bardin (2002), e permitiu aferir que os Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) que trabalham e freqüentam o STJ, são na maioria servidores que ingressaram na instituição por meio de concurso público, que não têm conhecimento das ações do projeto, e que estão satisfeitos em trabalhar na organização. Em relação à avaliação do projeto inclusão social do STJ, constatou-se que as maiores dificuldades referem-se à adequação da estrutura física e à falta de comprometimento das áreas envolvidas. Sugere-se que o STJ divulgue o Projeto Inclusão junto aos portadores de necessidades especiais do Tribunal, e que reestruture o projeto com a participação dos atores envolvidos – PNEs.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1215
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons