Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunaLunardiSimõesAlves.pdf498,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do sistema de custeio ABC : modelagem do processo de parto cesáreo em um hospital paulista
Autor(es): Alves, Bruna Lunardi Simões
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Custeio baseado em atividades (ABC) (Contabilidade)
Parto (Obstetrícia)
Hospitais - custo operacional
Controle de custos
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 22-Fev-2016
Referência: ALVES, Bruna Lunardi Simões. Aplicação do sistema de custeio ABC: modelagem do processo de parto cesáreo em um hospital paulista. 2014. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é aplicar o Sistema de Custeio Baseado em Atividade (ABC) no processo de parto cesáreo do Hospital Bosque da Saúde, utilizando a metodologia de aplicação específica para hospitais proposta por Souza, Guerra e Avelar (2009). O sistema ABC poderia ser amplamente utilizado nas mais diversas áreas empresariais, inclusive hospitalar, como ferramenta de gestão financeira e de custos, por permitir a avaliação dos custos fundamentados nas atividades e processos realizados e proporcionar informações estratégicas para a administração. Neste trabalho foram expostos alguns conceitos básicos de ABC, suas principais características, metodologia de aplicação geral, metodologia de aplicação específica para hospitais e foram explorados trabalhos já realizados por outros autores sobre o tema, delineando seus objetivos, métodos de pesquisa, modo de aplicação do sistema, e resultados. A pesquisa foi realizada por meio de observação não-participante, pesquisa documental e entrevistas in loco com responsáveis pelos setores (com limitação quanto à área de compras). Ao final do trabalho é apresentada a modelagem do processo do parto cesáreo e são analisados os dados encontrados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons