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Título: Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha : a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis
Autor(es): Oliveira, Gabriela de Souza
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Cabelo
Campanhas publicitárias
Mulheres negras
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 22-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Gabriela de Souza. “Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”: a visibilidade dos cabelos afrodescendentes nas campanhas publicitárias de Dove e Garnier Fructis. 2015. 85 f., il. Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como o cabelo afrodescendente é representado em campanhas publicitárias das marcas Dove e Garnier Fructis. Foram utilizadas como referencial teórico a contribuição de Nilma Gomes (2002), por vincular estudos relacionados a cabelos crespos e identidade de afrodescendentes, e algumas leituras sobre a história da população negra no país. Estas últimas, apresentadas neste trabalho principalmente pela obra “A invenção do ser negro” de Gislene dos Santos (2002), que descreve o cenário do percurso histórico das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. Os procedimentos metodológicos envolveram revisão bibliográfica e a análise do discurso (com base na vertente francesa) de campanhas, para verificar como as marcas de cosméticos abordam a relação das mulheres e crianças negras com seus cabelos crespos e de que forma a publicidade interfere e expõe questões que sugerem polêmicas, como o racismo. As principais conclusões estão ligadas ao discurso do silêncio e à falta de aprofundamento da linguagem publicitária, tendo em vista que a veiculação de campanhas publicitárias que apresentam possíveis representações do corpo negro podem ser um termômetro para identificar a posição do afrodescendente dentro da sociedade.
Abstract: This study aims to understand how the hair of afro-descendant people is represented at Dove’s and GarnierFructis’s advertising campaings. Nilma Gomes (2002) writing were used as a theoretical framework because it links studies related to curly hair and identity, as well as readings on the history of black people in the country presented here mainly throught "A invenção do ser negro" by Gislene dos Santos that describes the historical background of the ideas that naturalized the inferiority of black people. The methodological procedures involved bibliographic review and campaigns analysis based on the French examples to verify how the cosmetic brands takes up the relationship of black women and children with their curly hair and how advertising affects and exposes issues that suggest polemics, such as racism. The mainly conclusions are linked to the silent discourse and the lack of depth in the advertising language considering that the placement campaigns that presents possible representations of the black body can be a thermometer to identify the position of afrodescendant in society.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
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