Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12127
Título: | FUNDEB : uma análise das inconsistências nas receitas dos fundos estaduais |
Autor(es): | Villela, Vanessa de Carvalho |
Orientador(es): | Lima, Carlos Alberto Ferreira |
Assunto: | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) Educação e Estado Educação - financiamento |
Data de apresentação: | 8-Dez-2014 |
Data de publicação: | 22-Fev-2016 |
Referência: | VILLELA, Vanessa de Carvalho. FUNDEB: uma análise das inconsistências nas receitas dos fundos estaduais. 2014. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa investiga os recursos repassados aos Estados diretamente na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), nos anos de 2007 a 2013. O objetivo deste estudo é verificar a possível existência de incoerências nas transferências presentes em diversas fontes que apresentam dados dos recursos totais transferidos aos fundos estaduais. As fontes estudas por esta pesquisa são: Banco do Brasil, Tesouro Nacional, FNDE e SIOPE. Todas as fontes de dados são independentes e responsáveis por sua transparência. Os dados fornecidos são comparados e analisados esperando-se um erro mínimo entre eles. Com o estudo foi possível concluir que existem fortes evidencias de falhas de transparência e falta de compreensão dos cálculos dos recursos do Fundeb. Além de verificar a incompatibilidade entre os valores estimados para o fundo e os valores realmente transferidos, o que gera falhas no planejamento estadual do fundo. O trabalho apresentado visa abrir novas questões a serem investigadas para a melhoria da educação brasileira. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons