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Título: Produção científica dos docentes : um estudo nos programas de doutorado em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e da USP
Autor(es): Sousa, Mariana Carneiro Neiva e
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Produção científica
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 22-Fev-2016
Referência: SOUSA, Mariana Carneiro Neiva e. Produção científica dos docentes: um estudo nos programas de doutorado em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e da USP. 2014. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A produção científica é um instrumento primordial para gerar o conhecimento necessário para atender as demandas da sociedade. Os docentes são os principais responsáveis pela geração deste conhecimento através de pesquisas e da publicação destas. O objetivo deste estudo é analisar a produção científica dos docentes pertencentes aos programas de pós-graduação em nível de doutorado da UnB/UFPB/UFRN e da USP no período compreendido entre 2011 e 2013. Para a realização desta pesquisa foram consultados os currículos lattes de cada docente e verificados todos os artigos científicos publicados em periódicos no triênio em análise. Desta forma, 423 artigos foram localizados, analisados e classificados em quatro aspectos: periódicos publicados, classificação CAPES dos periódicos, linhas de pesquisa e tipologias quanto aos procedimentos. Dos periódicos que mais tiveram publicações em ambos os programas a maioria possui alguma relação com a Universidade. O doutorado da UnB/UFPB/UFRN foi o que mais publicou neste período com 277 artigos, enquanto a USP produziu somente 196. Os dois programas publicaram a maior parte de seus artigos em periódicos classificados nos estratos A2 e B1, motivo pelo qual a pontuação dos dois programas foi tão elevada, a UnB/UFPB/UFRN com 10.750 e a USP com 9.590. Quanto às linhas de pesquisa a UnB/UFPB/UFRN concentra a maior parte da sua produção em temas na linha de pesquisa Contabilidade e Mercado Financeiro, já a USP foi na linha de pesquisa Contabilidade para usuários externos. Ambos os programas de doutorado apresentaram grande parte de suas produções realizadas através de estudos empírico-teóricos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The scientific production is an essential key to generate the knowledge needed to meet the demands of society. Teachers are primarily responsible for the generation of this knowledge through research and publication. The aim of this study is to analyze the scientific production of teachers belonging to the graduate programs at the Doctoral level at UnB/UFPB/UFRN and USP in the period between 2011 and 2013. For this research lattes curriculum of each teacher was consulted and all scientific articles published in journals in the three years under review were verified. Thus, 423 articles were found, analyzed and classified into four aspects: published journals, CAPES classification of publications, research lines and typologies in the procedures. The serials that there were more publications in both programs are most associated with the University. The doctorate from UnB/UFPB/UFRN was the most published with 277 articles in this period, while the USP produced only 196. The two programs have published most of his articles in journals ranked in the strata A2 and B1, which is why the score of these two programs were so high, the UnB/UFPB/UFRN with 10,750 and USP with 9,590. Regarding research lines UnB/UFPB/UFRN concentrates most of its production in subjects like Accounting and Financial Markets, while USP was in Accounting for external users. Both Doctoral programs showed much of their productions made through empiricaltheoretical studies.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
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