Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BeatrizReisRodriguesFernandes.pdf225,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da disciplina finanças pessoais nos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Fernandes, Beatriz Reis Rodrigues
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 18-Fev-2016
Referência: FERNANDES, Beatriz Reis Rodrigues. A influência da disciplina finanças pessoais nos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2014. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Educação financeira, que é tão importante para o cotidiano das pessoas, está em déficit principalmente na população brasileira. Tanto que, ultimamente, o número de inadimplentes está em 57 milhões de brasileiros. Fato este, que pode ser justificado pela ausência de informação e conhecimento sobre como administrar melhor as finanças. Uma medida que o governo está propondo para reduzir esse número é a implantação da matéria “educação financeira” no currículo dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas, que a partir do ano que vem segundo dados do portal ebc, será incluída em aproximadamente três mil escolas públicas. Com esse histórico que o Brasil carrega, o artigo em questão visa analisar se a educação financeira estudada na matéria “Finanças Pessoais”, que é optativa na grade curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, tem influência no planejamento financeiro e nas decisões financeiras dos alunos. A análise dos dados será feita com a amostra de 110 alunos, sendoapenas para os alunos do período noturno, do primeiro e do último ano. O objetivo éavaliar a influência e importância da matéria finanças pessoais para os alunos de graduação de contabilidade da Universidade de Brasília. Para que isto seja possível será necessário comparar o nível de conhecimento dos alunos sobre temas pertinentes ao uso do dinheiro do ponto de vista pessoal e familiar, analisar se tiveram a oportunidade ou vontadede cursar esta matéria, se passaram a ter uma melhor relação com as finanças e identificar suas decisões financeiras. Diante da avaliação dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos do último ano e que cursaram esta matéria possuem uma melhor relação com as receitas e despesas do dia a dia, e afirma que ter cursado a matéria contribuiu para o planejamento financeiro deles.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons