Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coutinho, Paulo César | - |
dc.contributor.author | Macedo, Micael Fábio de Almeida | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Micael Fábio de Almeida. Modelo de retorno no setor portuário brasileiro. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014. | en |
dc.description.abstract | A utilização de uma taxa de retorno adequada é de suma importância para a continuidade dos serviços regulados por agências governamentais e para os consumidores em geral, pois desta
forma pode existir um nível razoável de custos para estes e equilíbrio financeiro nas empresas
prestadoras. Assim, este trabalho analisa o modelo de avaliação do custo de capital do setor
portuário brasileiro, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquáticos no ano de
2007 e atualizado no ano de 2009, que utilizou O CAPM - Capital Asset Pricing Model em
conjunto com o WACC - Weighted Average Capital Cost para estimar uma taxa adequada, e
propõe uma nova metodologia com base no próprio relatório da ANTAQ e em outros estudos
realizados no país, como o da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica e da ANATEL
- Agência Nacional de Telecomunicações assim como no exterior, através do relatório da
OFGEM - Office of Gas and Electricity Markets para a definição daquela taxa, no intuito de
alcançar um avanço na definição das taxas de retorno e uma remuneração coerente com o
cenário econômico atual, para que seja possível a prestação do serviço de forma harmônica
com os outros setores da economia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The use of an adequate rate of return is very import to the maintenance of the regulated services by the governmental agencies and to the general consumer, for that way can exist a
reasonable level of costs to these consumers and financial equilibrium at the service
enterprises. Thus, the present work analyses the evaluation model of the capital cost in the
Brazilian port sector, made by the National Agency Of Water Transports - ANTAQ in 2007
and updated in 2009, that utilized the CAPM - Capital Asset Pricing Model and the WACC -
Weighted Average Capital Cost together and propose a new methodology based on the
ANTAQ's report and other studies accomplished in Brazil like ANEEL's - National Agency of
Electric Energy and ANATEL's - National Agency of Telecommunications and studies in
another countries like the OFGEM's - Office of Gas and Electricity Markets to define of the
Capital Cost, willing to accomplish and advance on the rate definition and a consistent return
that the service can be offered in a balanced way with economy's other sectors. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Custo do capital | en |
dc.subject.keyword | Taxa de retorno | en |
dc.subject.keyword | Setor portuário | en |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) | en |
dc.title | Modelo de retorno no setor portuário brasileiro | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-17T12:52:56Z | - |
dc.date.available | 2016-02-17T12:52:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-17T12:52:56Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12079 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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