Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MichelledaSilvaPereira.pdf205,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crise econômica e global de 2008 : efeitos nas empresas do transporte aéreo doméstico brasileiro
Autor(es): Pereira, Michelle da Silva
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Mercado financeiro
Companhias aéreas
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 17-Fev-2016
Referência: PEREIRA, Michelle da Silva. Crise econômica e global de 2008: efeitos nas empresas do transporte aéreo doméstico brasileiro. 2014. 28 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As relações econômicas estão amplamente ligadas. No mundo globalizado, é impossível não sentir as consequências de uma crise em um país, ainda mais sendo este tão importante eco-nômica e financeiramente, como é os Estados Unidos. Sua crise foi de grande escala, gerando grande déficit público, quebra de instituições financeiras deveras poderosas, retenção de cré-dito, dentre outros. Este trabalho visa analisar o impacto da crise econômica dos Estados Uni-dos da América para o Brasil; em especial na indústria aérea brasileira transportadora de pas-sageiros. Para isso, observaram-se indicadores e dados durante os anos de 2002 a 2012 a fim de descobrir, através do método dedutivo, a magnitude dos efeitos da crise, bem como a con-textualização para sua existência. A regulação proposta pelo DAC e pela ANAC, órgãos regu-ladores brasileiros, visava o melhor aproveitamento da indústria aérea, tornando-a mais inde-pendente através de desregulação, medida pela liberdade tarifária. Tais mudanças geraram uma reestruturação do mercado aéreo, trazendo o conceito de concorrência ao setor e alavan-cando a economia. As medidas serviram de resposta ao aumento dos custos totais para as em-presas aéreas, com total atenção ao custo de combustível que cresceu significativamente no ano de 2008, por conta da variação da taxa de câmbio Real/Dólar – fator responsável pelo aumento dos preços do barril de petróleo e, consequentemente, pela variação positiva das pas-sagens aéreas na época. A liberdade tarifária muito contribuiu para o desenvolvimento do setor aéreo doméstico, tornando o mercado competitivo para as empresas e vantajoso para o consumidor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons