Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GuilhermeBelottoScalabrin.pdf427,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança corporativa : práticas diferenciadas e seu impacto na redução do risco
Autor(es): Scalabrin, Guilherme Arthur Belotto
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Investimentos
Mercado de capitais
Governança corporativa
Bolsa de Valores de São Paulo
Data de apresentação: 27-Ago-2010
Data de publicação: 5-Nov-2010
Referência: SCALABRIN, Guilherme Arthur Belotto. Governança corporativa: práticas diferenciadas e seu impacto na redução do risco. 2010. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O conceito de governança corporativa diferenciada vem ganhando espaço em várias partes do mundo. De maneira semelhante, o tema ganha popularidade no mercado de capitais brasileiro. Com a popularização da bolsa de valores no Brasil na última década e a disparada no número de pessoas que investem seu patrimônio no mercado acionário, torna-se interessante avaliar os reflexos produzidos por esse novo pensamento. A segmentação das empresas listadas na BM&FBOVESPA, de acordo com a qualidade das práticas de boa governança, inicia uma nova fase de transparência no mercado acionário brasileiro. Este trabalho tem como objetivo enunciar os diversos aspectos que compõem as práticas de governança corporativa diferenciada, comparar a sua implementação no Brasil e em outros países, e por fim estimar um modelo econométrico de regressão linear para avaliar a relação de risco entre o Índice de Governança Corporativa Diferenciada (IGC) e o Ibovespa. O resultado da pesquisa, que utilizou o índice β como medida de risco, mostra que as empresas com práticas diferenciadas de governança no Brasil, listadas no IGC, tem menor volatilidade que as empresas do índice Ibovespa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1207
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons