Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaLuizaMundimPena.pdf702,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução da eficiência das justiças estaduais no Brasil
Autor(es): Pena, Maria Luíza Mundim
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Poder Judiciário
Justiças estaduais (Brasil) - índice de eficiência relativa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: PENA, Maria Luíza Mundim. Evolução da eficiência das justiças estaduais no Brasil. 2015. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever a evolução do índice de eficiência relativa na primeira instância das justiças estaduais no Brasil no período de 2010 a 2014. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório com enfoque quantitativo. Os dados foram coletados do anuário “Justiça em Números”, nas edições de 2011 a 2015. Para identificar a eficiência de cada uma das justiças estaduais, foi utilizada a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), orientada ao produto e com retornos constantes de escala (CRS). A análise foi realizada por meio de dois modelos. No primeiro, o produto considerado foi a quantidade de processos baixados. No segundo, a taxa de resolução de processos. Os resultados mostram que, no primeiro modelo, a maior parte das justiças estaduais apresentou evolução em seus índices de eficiência no período analisado. Já no segundo modelo, com poucas exceções, não foi observada evolução no nível de eficiência das justiças estaduais. No final do texto são oferecidas explicações para os resultados encontrados bem como uma agenda de estudos futuros a respeito do tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons