Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_TayseTexeiraAlmeida.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de perfis profissionais baseada em competências no Tribunal de Contas da União
Autor(es): Almeida, Tayse Texeira de
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Servidores públicos
Comportamento organizacional
Gestão por competências
Data de apresentação: 26-Ago-2010
Data de publicação: 5-Nov-2010
Referência: ALMEIDA, Tayse Texeira de. Análise de perfis profissionais baseada em competências no Tribunal de Contas da União. 2010. 105 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A gestão por competências e suas ações relacionadas são temas comumente investigados na literatura de comportamento organizacional e muito aplicados na iniciativa privada, porém, ainda pouco empregados na realidade da Administração Pública. Considerando esse contexto, o presente trabalho possui como objetivo principal descrever o processo de análise de perfis profissionais, baseados em competência, em uma Organização do setor público. Tal análise é utilizada para a alocação dos novos servidores que ingressam na organização por meio do concurso público. Esse processo almeja integrar os objetivos individuais com os organizacionais, garantindo o cumprimento da missão organizacional. Para cumprir tal objetivo, procedeu-se à revisão de literatura na área visando embasar a compreensão do sistema de gestão por competências em questão. As definições abordadas foram acerca dos conceitos envolvidos no processo de seleção de pessoal, competências, gestão por competências, seleção por competências e concurso público. Como procedimentos metodológicos foram analisados os diversos documentos utilizados para a consecução do método de alocação, além da observação direta da pesquisadora no momento do cumprimento das etapas. As fases da metodologia de alocação consistiram no planejamento, mapeamento do perfil requerido, mapeamento do perfil do candidato, tomada de decisão e avaliação. Com base na concepção da pesquisa constatou-se que a metodologia utilizada pelo Órgão da Administração Pública pode ser empregada em realidades de outras organizações do setor público. Ao final, são apontadas limitações e recomendações desta pesquisa, além da agenda de futuras possíveis investigações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1206
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons