Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12035
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariadoCarmoBatistaSilva.pdf198,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Enfrentamento da morte e do morrer de crianças pela equipe de enfermagem na UTI
Autor(es): Silva, Maria do Carmo Batista
Orientador(es): Borges, Moema da Silva
Assunto: Enfermeiros
Crianças - morte
Luto - aspectos psicológicos
Mortalidade infantil
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: SILVA, Maria do Carmo Batista. Enfrentamento da morte e do morrer de crianças pela equipe de enfermagem na UTI. 2015. [20] f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo teve como objetivo compreender como os profissionais de enfermagem lidam com o processo de morte e morrer de crianças nas UTIs. Foram entrevistadas dez enfermeiras que trabalham nas UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília - HMIB. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e analisados com auxilio do sotware Alceste. Da análise de conteúdo das entrevistas emergiram duas categorias de sentido: Vivência no Enfrentamento da Perda de Crianças e Fatores Facilitadores e Dificultadores do Enfrentamento. Os resultados ressaltam a necessidade de investir na criação de grupos de apoio formados por psicólogos e/ou terapeutas, abrindo espaço e condições para quebrar o silêncio, sair da negação e da ilusão de força, se permitir enlutar, extravasar a dor e aceitar a morte de forma saudável. Outra estratégia é a necessária capacitação em serviço, com cursos específicos abordando a tanatologia, visando apoiar as profissionais a melhor suportar o ofício de lidar com a morte e o processo de morrer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons