Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlaviaCristinaLacerdaFerreira.pdf542,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuilhem, Dirce Bellezi-
dc.contributor.authorFerreira, Flávia Cristina Lacerda-
dc.identifier.citationFERREIRA, Flávia Cristina Lacerda. Avaliação da satisfação de usuários sobre o atendimento de enfermagem: revisão integrativa. 2015. [53] f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.en
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Atualmente, a satisfação do usuário tem sido considerada importante componente da qualidade do cuidado, como parte do modelo de atenção participativa proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O fato de os usuários estarem mais conscientes de seus direitos desempenha papel significativo na interação entre o prestador e o usuário, pois expressa as expectativas e as avaliações dos usuários quanto à assistência recebida. A identificação de pontos fortes e pontos fracos com relação à satisfação com o atendimento de enfermagem é uma forma de maximizar a atenção recebida. OBJETIVOS: Avaliar a satisfação de usuários sobre o cuidado de enfermagem recebido em hospitais no Brasil. METODOLOGIA: Revisão integrativa de literatura nas bases de dados Lilacs, Google Scholar, Scielo, Bdenf e Medline utilizando os descritores: satisfação do paciente, cuidados de enfermagem, avaliação de processos. Foram incluídas publicações nacionais e internacionais, teses e dissertações divulgadas em língua portuguesa, espanhola e inglesa, no período de 2005 a 2015, e estudos que utilizaram o Instrumento de Satisfação do Paciente. Foram excluídas as publicações que não correspondiam à temática da pesquisa, as que não apresentavam texto completo, as publicações repetidas e as que não foram realizadas no Brasil. RESULTADOS: Foram identificados 10 estudos que contemplaram os critérios da inclusão. Os resultados deste estudo apontaram que, de uma forma geral, o atendimento de enfermagem está sendo bem avaliado pelos usuários, mas que os profissionais de enfermagem precisam ainda melhorar em aspectos relacionados às técnicas realizadas e a transmissão de informações pertinentes sobre os cuidados que o paciente precisa receber. CONCLUSÃO: Essa revisão integrativa mostrou que existe interesse por parte dos próprios profissionais de enfermagem em saber como o cuidado prestado está sendo realizado, se está atendendo as expectativas de seus pacientes e se está sendo eficaz. É importante que esses estudos sejam realizados para que o atendimento de enfermagem seja realizado de forma holística, contemplando de forma global as necessidades dos usuários.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPacientesen
dc.subject.keywordEnfermeiros - prática profissionalen
dc.titleAvaliação da satisfação de usuários sobre o atendimento de enfermagem : revisão integrativaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-16T10:12:20Z-
dc.date.available2016-02-16T10:12:20Z-
dc.date.issued2016-02-16T10:12:20Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12027-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Nowadays, user’s satisfaction has been regarded as a main component of health care, as part of the cooperative care model proposed by the Sistema Único de Saúde (SUS). By the fact that users are more conscious of their rights, in addition to having a significant part in the interaction between caregiver and user, since it expresses the user’s expectations and evaluations as to the care received. Being able to identify the strengths and weaknesses as pertaining to the nursing’s care satisfaction, it is a way to improve the efficiency of the healthcare. OBJECTIVE: Evaluate patient’s satisfaction with the nursing care provided at hospitals in Brazil. METODOLOGY: Integrative literature review of the data bases Lilacs, Google Scholar, Scielo, Bdenf and Medline using the following descriptures: patient satisfaction, nursing care, processes evaluation. National and international issues, thesis and disseminated dissertations in Portuguese, Spanish and English, dating from 2005 to 2015, and studies that used the Patient Satisfaction Tool were included. The following were excluded: publications that didn’t match the research’s subject, that didn’t have its full text, the ones that were recurrent and the ones that weren’t performed in Brazil. RESULTS: It were identified 10 (ten) patients that contemplated the review’s criteria. The results of this study indicate that, in general, nursing care it is being well praised by patients, but nursing professionals still need improvements in regards to the techniques performed and information flow of relevant data pertaining to cares that the patient must have. CONCLUSION: The present integrative review shows that there is a concern by the nursing professionals themselves in knowing how nursing care it is being done, if it’s up to its patients expectations and if it’s being effective. It is important that these studies be conducted so that, day after day, nursing care be performed in a holistic way, contemplating the patient’s every aspects.-
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons