Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlexandreDAvilaMoura_BrenodeSousaCartaxoGomes.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de adaptação da MTS para ensaio de fadiga por fretting fio a fio
Autor(es): Moura, Alexandre D’ Avila
Gomes, Breno de Sousa Cartaxo
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Cabos elétricos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Fev-2016
Referência: MOURA, Alexandre D'Avila; GOMES, Breno de Sousa Cartaxo. Projeto de adaptação da MTS para ensaio de fadiga por fretting fio a fio. 2015. ix, 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho procura definir conceitualmente um máquina de ensaio de fadiga em fios que visa apresentar uma contribuição sobre o estudo de vida útil de cabos condutores de energia elétrica. O estudo é baseado na análise de resistência à fadiga por flexão e fretting almejando o levantamento da curva de Wöhler ou S-N. Para avaliação da vida dos cabos condutores foi projetado uma bancada com objetivo de avaliar a interação fio a fio no lugar do cabo condutor inteiro. Com isso teremos uma análise particular de como é afetada a vida em fadiga em cada elemento do cabo. A bancada foi desenvolvida levando em consideração que os cabos de energia elétrica são submetidos à uma carga média de tração conhecida como EDS (Every Day Stress). O cabo a ser ensaiado será IBIS (CAA 397,5 MCM).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons