Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeboraRenataDornelas.pdf222,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisa em contabilidade no Brasil uma análise da publicação no exterior por professores de programas de pós-graduação
Autor(es): Dornelas, Débora Renata
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Contabilidade
Professores universitários
Produção científica
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 15-Fev-2016
Referência: DORNELAS, Débora Renata. Pesquisa em contabilidade no Brasil uma análise da publicação no exterior por professores de programas de pós-graduação. 2014. 30 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade fazer um estudo a respeito dos trabalhos publicados no exterior por docentes de cursos de pós-graduação em contabilidade no Brasil entre os anos de 2008 e 2012, haja vista que a exposição internacional de um trabalho, principalmente os que têm origem em países não centrais não é uma tarefa fácil. Existem restrições econômicas, sociais e linguísticas que atrapalham no momento da publicação de trabalhos fora do país. Foram selecionados para amostra os trabalhos científicos publicados no exterior no formato de artigos, capítulos de livros, livros, resumos e textos publicados em jornais ou revistas. Para obtenção do resultado da pesquisa, foram selecionados trabalhos no intervalo de tempo citado, utilizando-se variáveis como: gênero, região geográfica onde o acadêmico atua e instituição de ensino em que concluiu a graduação e instituição de vínculo empregatício. Após análise dos dados, os principais resultados mostram que: o docente brasileiro prefere expor seu trabalho em congressos em detrimento da publicação em livros ou periódicos; escolhe o inglês como idioma estrangeiro para fazer suas publicações, mas ainda usa muito o português, fazendo dele a segunda língua mais usada deixando o espanhol bem atrás quando observado os números de publicações. As mulheres são minoria no corpo docente e também publicam, proporcionalmente, menos que os homens. Pode-se observar que o acadêmico brasileiro na área contábil ainda está num processo de iniciação no campo da publicação internacional e que o inglês é a língua estrangeira mais utilizada para publicações fora, ficando o português em segundo lugar, como idioma mais utilizado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons