Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_NatáliaCavalheiroPellicano.pdf272,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação em serviços públicos : uma análise de casos na administração pública federal
Autor(es): Pellicano, Natália Cavalheiro
Orientador(es): Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Administração pública
Serviço público
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 18-Nov-2009
Data de publicação: 4-Nov-2010
Referência: PELLICANO, Natália Cavalheiro. Inovação em serviços públicos: uma análise de casos na administração pública federal. 2009. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A globalização trouxe em seu bojo novas relações e características para o mundo corporativo, as interações ficaram mais rápidas, na medida em que as distâncias foram se encurtando com as novas tecnologias. Com isso, cada vez mais o estudo da inovação vem se tornando relevante como foco primordial na busca de vantagem competitiva. Na mesma seara, o setor de serviços vem respondendo por grandes aumentos nos indicadores econômicos dos países, e já se mostra como grande colaborador na geração de riquezas mundial. Todas essas modificações sempre sendo permeadas por novas tecnologias de informação e comunicação. Esse estudo teve como foco, então, analisar casos da Administração Pública Federal, buscando entender as particularidades desse setor das Inovações em serviços baseadas em novas tecnologias da informação e comunicação. Para que isso fosse possível, primeiro é feita uma análise de literatura disponível no assunto, seguida por um estudo de caso de quatro iniciativas ganhadoras do prêmio de inovação na Administração Pública Federal, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública. Em seguida, buscou-se alinhar as respostas colhidas com os gestores das iniciativas contempladas no prêmio de inovação com dois modelos teóricos: a tipologia de inovação proposta por Gallouj (2007) e os diferentes modelos de gestão das inovação identificados por Sundbo (1997) que inovam propostos por Sundbo (Organização Estratégica, Organizações Baseadas em Parcerias e Organizações com foco nos profissionais). Por fim, foi feita uma compilação das respostas obtidas, com base na teoria estudada, visando, não extrapolar o caso concreto para uma análise geral, mas sim, buscar análises da teoria que pudessem ser comprovadas na prática, mais precisamente no ambiente de inovação em serviços na Administração Pública Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.1199
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.