Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11989
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RayanneFerreiraRufinodeFigueiredo.pdf541,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPonce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins-
dc.contributor.authorFigueiredo, Rayanne Ferreira Rufino de-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rayanne Ferreira Rufino de. Avaliação de uma ferramenta educativa sobre administração de medicamentos para enfermeiros. 2015. 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.en
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo descrever e avaliar a cartilha educativa “Administração de Medicamentos em Neonatalogia”. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, no qual participaram nove juízes, 20 profissionais de enfermagem da neonatologia e pediatria de um Hospital Público do Distrito Federal e 27 estudantes de um Curso de Enfermagem, no período de 2013 a 2015. Para isso, foi utilizado o Instrumento da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) que avaliou nove critérios da cartilha: o material escrito, o conteúdo da mensagem, as ilustrações, o tamanho da letra, ortografia, gramática, elementos de síntese da mensagem, existência de elementos para ressaltar ideias importantes, material escrito não estar carregado de informações, e ainda se a linguagem era compreensível para o público. Como resultado, para as três categorias que avaliaram a Cartilha impressa, esta ferramenta foi aprovada para ser utilizada tanto no ensino de graduação quanto na atualização profissional.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordNeonatologiaen
dc.subject.keywordEnfermeiros - educação continuadaen
dc.titleAvaliação de uma ferramenta educativa sobre administração de medicamentos para enfermeirosen
dc.title.alternativeEvaluation of an educational tool about drug administration for nursesen
dc.title.alternativeEvaluación de una herramienta educativa sobre administración de drogas para enfermerosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-13T14:39:45Z-
dc.date.available2016-02-13T14:39:45Z-
dc.date.issued2016-02-13T14:39:45Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11989-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The present study aimed to describe and evaluate the educational booklet "Administration of Drugs in Neonatology". It is a study of quantitative and qualitative approach, with nine judges, 20 nursing professionals of neonatology and pediatrics of a public hospital in Distrito Federal and 27 nursing students in the period 2013 to 2015. For this, the instrument was used the Pan American Health Organization (PAHO) which evaluated nine primer criteria: written material, message content, illustrations, font size, spelling, grammar, elements of message synthsis, existence of factors that highlight important ideas, written material with excessive information, and even if language was understandable to the public. In this way, the booklet was approved for use, requiring corrections, therefore, possible to use this tool as a facilitator and stimulator in continuing education in nursing, as well as in the training of nurses process.-
dc.description.abstract2Esta investigación tuvo el objetivo de describir y evaluar el folleto educativo "Administración de Medicamientos en Neonatología". Se trata de una investigación de abordaje cuantitativo y cualitativo, con nueve jueces, 20 profesionales de enfermería de neonatología y pediatría de un hospital público en el Distrito Federal y 27 estudiantes de enfermería en el período de 2013 a 2015. Para eso, se utilizó el instrumento la Organización Panamericana de la Salud (OPS), que evaluó nueve criterios del folleto: material escrito, contenido del mensaje, ilustraciones, tamaño de la fuente, ortografía, gramática, elementos de resumen en el mensaje, la existencia de factores para destacar las principales ideas, y, por fin, si el material escrito estaba demasiado cargado de informaciones y si el lenguaje era comprensible para el público. De esta manera, el folleto fue aprobado por todas las categorías entrevistadas , ya que es posible utilizar esta herramienta como un facilitador y estimulador en la educación continua en enfermería, así como en el proceso de formación de las enfermeras.-
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons