Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_RosanaMendesAlves.pdf681,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O perfil motivacional dos servidores públicos do Tribunal Superior do Trabalho
Autor(es): Alves, Rosana Mendes
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Servidores públicos
Motivação no trabalho
Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Data de apresentação: 25-Ago-2010
Data de publicação: 4-Nov-2010
Referência: ALVES, Rosana Mendes. O perfil motivacional dos servidores públicos do Tribunal Superior do Trabalho. 2010. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi diagnosticar o perfil motivacional do servidor público do Tribunal Superior do Trabalho nomeado após dezembro de 2004. O estudo dos valores nesta pesquisa tem como foco o aspecto motivacional. Adota-se como base a teoria de Schwartz, elaborada e verificada empiricamente em mais de 60 países, a qual é composta por dez tipos motivacionais. Observa-se por meio desta estrutura relações de compatibilidade e conflito entre os fatores, de acordo com os valores que os compõem. O perfil, por sua vez, é formado pela ordem de importância dada, pelo indivíduo, aos dez tipos motivacionais. A estratégia utilizada na pesquisa de campo foi o levantamento de dados, obtendo 97 questionários válidos, os quais foram reunidos em um banco de dados com o auxílio do Software Statistical Package of Social, foi realizada a análise descritiva através de média e desvio-padrão dos fatores estudados. De acordo com os resultados apresentados, o fator mais importante foi a Autodeterminação, que é definida pelo objetivo de pensar e agir independentemente, ter autonomia, poder criar, inovar, explorar, tomar decisões, controlar a organização e execução do trabalho, já o tipo motivacional menos importante foi o Poder, cuja meta é ter prestígio, status social, ter controle e exercer influência sobre as pessoas e informações. A definição do perfil motivacional do quadro de servidores possibilita a formulação de programas motivacionais coerentes com as metas individuais, assim, os trabalhadores serão motivados pela possibilidade de realizar suas metas pessoais através do trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1198
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons