Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JhonatandaPonteLopes.pdf2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação implícita do modelo de plasticidade cíclica de Chaboche
Autor(es): Lopes, Jhonatan da Ponte
Orientador(es): Malcher, Lucival
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Modelo de Chaboche
Plasticidade cíclica
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: LOPES, Jhonatan da Ponte. Implementação implícita do modelo de plasticidade cíclica de Chaboche. 2014. ix, 92 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Neste trabalho, busca-se implementar implicitamente o modelo de Chaboche utilizando a função de escoamento de von Mises. Primeiramente é desenvolvido o modelo matemático de von Mises com endurecimento cinemático de Chaboche, em que são formuladas as relações constitutivas necessárias à elaboração do modelo. Em seguida, são desenvolidos os modelos numéricos para a solução das equações constitutivas, utilizando a lei de Chaboche com três termos e discretização de Euler. Após, são apresentados os resultados referentes à implementação, utilizando modelo de Chaboche com dois termos não lineares e três termos lineares e o modelo de Armstrong-Frederick (Chaboche com um termo não linear). São utilizados os aços 304 e S460N, sendo submetidos a históricos de carregamento uniaxial de tração-compressão, uniaxial de cisalhamento, multiaxial proporcional e multiaxial não proporcional, além do aço SAE 1045 HR, submetido a carregamento não proporcional. Os resultados são comparados entre si e com dados experimentais disponíveis na literatura e dados referentes à implementação do modelo de Chaboche explicitamente. Os resultados obtidos mostram que o modelo de Chaboche descreve bem carregamentos proporcionais, mas tem pouca sensibilidade a carregamentos não proporcionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons