Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernandaMendesDuque.pdf444,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da enfermagem na assistência voltada a portadores do vírus HIV internados na unidade de clínica médica do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Duque, Fernanda Mendes
Orientador(es): Monteiro, Pedro Sadi
Assunto: HIV (Vírus)
AIDS (Doença) - pacientes
Enfermeiros - prática profissional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: DUQUE, Fernanda Mendes. A atuação da enfermagem na assistência voltada a portadores do vírus HIV internados na unidade de clínica médica do Hospital Universitário de Brasília. 2015. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O interesse para a realização desta monografia deu-se a partir das vivências acadêmicas na Unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que possibilitaram observar parte dos cuidados de Enfermagem direcionados aos usuários soropositivos, baseados na precaução de contato e na administração de medicamentos antirretrovirais. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou compreender a atuação dos enfermeiros (as) frente à assistência voltada a usuários soropositivos atendidos na Unidade de Clínica Médica do HUB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual foram entrevistados enfermeiros e enfermeiras que prestam cuidados diretos aos portadores do Vírus da Imudoficiência Humana (HIV). O referencial teórico que orientou a pesquisa foi a Representação Social de Moscovici. A partir dos descritores “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, “Assistência de Enfermagem”, “Atuação de Enfermagem” e “Representação Social” foi possível a obtenção nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e da Scientific Electronic Library Online (SciELO) artigos relacionados com a temática em questão. Foi testada a hipótese de que a assistência de Enfermagem implementada na internação da clínica médica tende a ser direcionada segundo a representação social sobre o HIV/AIDS construída historicamente pelos profissionais em detrimento dos aspectos holísticos e científicos dos cuidados voltados às especificidades destes pacientes. Segundo os enfermeiros entrevistados, os usuários atendidos na clínica médica são tratados de forma humanizada e indiferenciada. Sugere-se confrontar essa percepção da assistência de enfermagem aos usuários atendidos. Não existe protocolo de atendimento e nem treinamento para assistir esses usuários. Os enfermeiros demonstram uma representação negativa sobre o HIV/AIDS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons