Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11960
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvoneIaraReisCosta.pdf604,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adesão à higiene das mãos em Unidade de Terapia Intensiva : revisão integrativa de estudos da América Latina e Caribe
Autor(es): Costa, Ivone Iara Reis
Orientador(es): Rodrigues, Maria Cristina Soares
Coorientador(es): Castro, Alaíde Francisca de
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Mãos - higienização
Higiene hospitalar
Pacientes - segurança
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: COSTA, Ivone Iara Reis. Adesão à higiene das mãos em Unidade de Terapia Intensiva: revisão integrativa de estudos da América Latina e Caribe. 2015. [31] f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivo: Reunir e avaliar estudos Latino-Americanos e do Caribe sobre adesão à higiene das mãos de profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Revisão integrativa da literatura guiada por um protocolo. Foram realizadas buscas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de dados em Enfermagem (BDENF), PUBMED, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e PROQUEST empregando-se os descritores “higiene das mãos”, “infecção hospitalar”, “segurança do paciente” e “precauções universais” com suas variações em inglês. Foram selecionados e revisados 16 artigos originais publicados nos últimos 10 anos. Resultados: Os estudos foram agrupados de acordo com semelhanças conceituais, em três categorias: 1) Mensuração da adesão e a qualidade do procedimento da higiene das mãos; 2) Avaliação da infraestrutura; e 3) Relação entre conhecimento e adesão. Conclusão: Verifica-se que nos estudos revisados a adesão à higiene das mãos de profissionais que atuam em terapia intensiva de adulto é abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Portanto, esta mensuração deve ser ampliada, envolvendo o instrumento que avalia esta adesão na instituição, a infraestrutura, o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o tema e, principalmente, a qualidade no que se refere à técnica de realização, para que dessa maneira se obtenha um resultado global que possibilite implementar estratégias efetivas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons