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dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Luiz de Almeida-
dc.contributor.authorMoura, Yuri Teles-
dc.identifier.citationMOURA, Yuri Teles. Determinação do autoamortecimento na condição limite de resistência à fadiga de cabos condutores. 2015. xii, 52, 8 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia de cálculo do autoamortecimento na condição limite de resistência à fadiga de condutores aéreos baseada no Princípio do Balanço de Energia e na Fórmula de Poffenberger-Swart. A revisão bibliográfica demonstra a complexidade envolvida nos fenômenos de vibração eólica e fadiga por fretting em fios de cabos condutores. No capítulo destinado aos resultados, aplica-se o método para a obtenção do autoamortecimento do cabo ACSR Drake exposto a uma velocidade de vento típica. Também implementa-se um código computacional para o cálculo do autoamortecimento requerido em condições diversas de regime de vento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnergia elétrica - transmissãoen
dc.subject.keywordCabos condutoresen
dc.titleDeterminação do autoamortecimento na condição limite de resistência à fadiga de cabos condutoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-12T17:38:00Z-
dc.date.available2016-02-12T17:38:00Z-
dc.date.issued2016-02-12T17:38:00Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11951-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This paper presents a methodology for calculating the self-damping in fatigue limit endurance condition of overhead conductors based on Energy Balance Principle and Poffenberger-Swart Formula. The literature review demonstrates the complexity involved in aeolian vibration and fretting fatigue of conductor strands phenomena. In the section for the results, it applies the method to obtain the ACSR Drake conductor self-damping exposed to a typical wind speed. It also implements a computer routine for calculating required damping for vary conditions of wind.-
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