Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElderSantosMorais.pdf196,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei Newcomb-Bendford : uma análise da capacidade de detecção de fraude
Autor(es): Morais, Elder Santos
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Lei de Newcomb-Benford
Auditoria
Data de apresentação: 11-Jul-2013
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: MORAIS, Elder Santos. Lei Newcomb-Bendford: uma análise da capacidade de detecção de fraude. 2013. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nos últimos anos os modelos matemáticos aplicados em conjunto com as ciências contábeis, também conhecidos como modelos contabilométricos tem se intensificado. Nesse contexto surge a aplicação da Lei de Newcomb-Benford como ferramenta no campo de Auditoria, inicialmente autores como Pinkham (1961) e Hill (1998) trataram deste tema. A aplicação da Lei de Newcomb-Benford mostrou-se mais eficiente com a integração entre a lei e os testes de hipóteses, o z – teste e o ² - teste, modelo introduzido por Nigrini (2000). O presente trabalho tem como objetivo verificar a capacidade de detecção de distorções decorrentes da inclusão de dados, para a realização do objetivo foi utilizado uma base de dados hipotética em conformidade com a lei e depois foram inseridos dados criados por alunos por meio de questionário, e em seguida foi aplicada a lei em consonância com os testes de hipóteses. Os resultados verificados foram que o modelo proposto por Nigrini não conseguiu ser eficaz em detectar as adulterações criadas pelos respondentes, foi verificado também que mesmo sem ter conhecimentos sobre a lei é possível burlar o modelo e que o fato do individuo ter conhecimentos prévios é possível que este possa tornar ineficaz o modelo apenas utilizando de cálculos próprios.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons