Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroCorreiaSantosBezerra.pdf677,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura de propriedade, conselho de administração e disclosure voluntário nas empresas brasileiras de capital aberto
Autor(es): Bezerra, Pedro Correia Santos
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Disclosure voluntário
Governança corporativa
Empresas de capital aberto
Data de apresentação: 15-Jul-2013
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: BEZERRA, Pedro Correia Santos. Estrutura de propriedade, conselho de administração e disclosure voluntário nas empresas brasileiras de capital aberto. 2013. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa examina os elementos da estrutura de propriedade e do conselho de administração que estão associados ao nível de divulgação voluntária de 54 empresas brasileiras não financeiras com ações negociadas na Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo. O disclosure voluntário de cada firma da amostra foi calculado segundo a métrica proposta por Murcia (2009), por meio das Demonstrações Financeiras Padronizadas dos exercícios findos em 2009, 2010, 2011, 2012. Com um modelo de dados em painel sem efeitos, foram testadas duas hipóteses: concentração acionária e número de membros titulares do conselho de administração. Com intuito de aprimorar os resultados empíricos, duas variáveis de controle foram utilizadas: tamanho e internacionalização. Os resultados evidenciam que empresas com maior quantidade de membros titulares no conselho de administração e que emitem American Depositary Receipts nos níveis II e III possuem, em média, maior nível de evidenciação voluntária. Por outro lado, para a amostra deste estudo, há uma relação inversa entre concentração acionária, tamanho da empresa e extensão do disclosure voluntário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons