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Título: O comportamento de consumo e de relacionamento dos jovens da geração digital do DF com as empresas nas mídias sociais
Autor(es): Aragão, Thássio Marcelo Quirino de
Orientador(es): Ribeiro, Walter Eustáquio
Assunto: Comportamento do consumidor
Redes sociais on-line
Marketing de relacionamento
Data de apresentação: 30-Ago-2010
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: ARAGÃO, Thássio Marcelo Quirino de. O comportamento de consumo e de relacionamento dos jovens da geração digital do DF com as empresas nas mídias sociais. 2010. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Identificar o comportamento do consumidor na era digital é o grande desafio para as empresas do século XXI. Com a revolução tecnológica, novas mídias surgiram para suprir a necessidade do homem por informação e conteúdo. As mídias sociais são um exemplo dessas novas interfaces, cujo impulso foi promovido pela Web 2.0 e logo caiu no gosto do consumidor. Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores da chamada geração digital, ou seja, todos aqueles que nasceram e cresceram num mundo governado pela internet; que vivem no Distrito Federal. Para isso, foi feito o levantamento da bibliografia de referência, abarcando as principais mídias sociais, novas demandas dos consumidores nessas mídias e suas formas de interagir com as empresas, tudo no âmbito do mercado do Distrito Federal. Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa a partir de dados coletados por um questionário aplicado a 400 jovens consumidores nascidos na Era Digital. Foi feito um estudo descritivo sobre as novas opções de mídias sociais que podem servir como porta-vozes da marca e canal de relacionamento entre empresa e consumidor, bem como uma análise do comportamento dos consumidores nessas mesmas mídias de caráter social. Os resultados mostram que o consumidor da geração digital utiliza essas mídias constantemente para obter informações, conteúdos de seu interesse e manter relacionamentos com amigos e com as empresas, confirmando as mídias sociais como um importante veículo para as empresas utilizarem a seu favor em estratégias de marketing e manutenção de relacionamento com seu público-alvo. Conclui-se que esse consumidor da geração digital do Distrito Federal tem estabelecido contato com as marcas nas diversas mídias sociais e demonstram grande interesse em participar da vida delas a partir de interações entre ambos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1191
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