Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FernandoCorreiaMoura.pdf845,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento de consumidores de produtos de luxo : valores pessoais e atributos
Autor(es): Moura, Fernando Correia de
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
Produtos de luxo
Data de apresentação: 31-Ago-2010
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: MOURA, Fernando Correia de. Comportamento de consumidores de produtos de luxo: valores pessoais e atributos. 2010. 66 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O mercado brasileiro de luxo tem despertado interesse nos grandes conglomerados econômicos mundiais deste segmento, pelo seu crescimento e potencial de consumo. Brasília representa um dos cenários mais favoráveis e propícios para um maior desenvolvimento desse setor no Brasil. O objetivo geral deste trabalho foi de relacionar os Valores Pessoais dos consumidores à maneira em que eles priorizam e percebem os diferentes atributos e significados do produto de luxo. Para atingir este objetivo, primeiramente foi realizada uma revisão teórica do estado da arte no que se refere a mercado de luxo nos dias de hoje e sua importância, uma definição clara do construto de luxo e o comportamento do consumidor destes bens, bem como dos estudos sobre Valores Pessoais. Posteriormente foi analisada a relação entre valores pessoais e consumo. Para realizar a pesquisa em campo foi utilizada uma escala de Valores Pessoais PVQ e instrumentos desenvolvidos para mensurar a priorização de atributos de produtos ou serviços de luxo. Diante dos resultados encontrados na análise dos dados, foi possível chegar à um parâmetro de resolução do objetivo inicial, relacionando os valores pessoais e os atributos, com níveis de significância estatística robustos. A relação entre valores pessoais e atributos de luxo, bem como a diferenciação da priorização destes entre os gêneros, tópicos estes confirmados através da pesquisa empírica deste trabalho, podem ser uma forma de conseguir segmentar o mercado, direcionando de forma mais efetiva os esforços de marketing e adicionando valor a produtos e serviços deste setor, ou de posicionamentos de produtos e serviços com alto valor agregado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1190
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons