Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FelipeNatanFreitasFerreira.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teste de eficiência do mercado em sua forma semiforte : um estudo de eventos da divulgação de elevados payouts de companhias listadas na BM&F BOVESPA
Autor(es): Ferreira, Felipe Natan Freitas
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Mercado financeiro
BM&FBOVESPA
Hipótese dos Mercados Eficientes
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: FERREIRA, Felipe Natan Freitas. Teste de eficiência do mercado em sua forma semiforte: um estudo de eventos da divulgação de elevados payouts de companhias listadas na BM&F BOVESPA. 2015. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A maior e mais polêmica discussão que existe na área de Finanças atualmente é a existência ou não da Hipótese dos Mercados Eficientes. Nos Estados Unidos, autores renomados demonstraram sua predominância, porém, estudos de outros autores também reconhecidos encontraram predominância de ineficiência. No caso específico do Brasil, a maioria dos trabalhos que visam testar a Hipótese dos Mercados Eficientes apresentam resultados contrários a ela. Este trabalho partiu então do propósito de analisar se há predominância de eficiência ou ineficiência informacional no mercado brasileiro de capitais, especificadamente em relação as políticas de payout das empresas, já que possuímos uma estrutura tributária que a princípio favorece os acionistas que são remunerados por dividendos em detrimento de ganhos de capital. Será que o mercado, ceteris paribus, reage anormalmente de maneira estatisticamente relevante quando empresas divulgam elevadas taxas de proventos? Caso sim, o que demonstraria ineficiência, essa reação é positiva de forma a poder ser explicada por teorias de finanças corporativas?
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons