Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarissaBarbaraGomesdosSantos.pdf541,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As condições de trabalho das terceirizadas da limpeza da Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Marissa Bárbara Gomes dos
Orientador(es): Boschetti, Ivanete
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Terceirização
Neoliberalismo
Data de apresentação: Ago-2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: SANTOS, Marissa Bárbara Gomes dos. As condições de trabalho das terceirizadas da limpeza da Universidade de Brasília. 2015. 75 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho pretende analisar as condições de trabalho das mulheres que realizam trabalho terceirizado na Universidade de Brasília. É necessário analisar o momento histórico atual onde cada vez mais o modelo neoliberal contribui para o aprofundamento da exploração da classe trabalhadora. Desta maneira, importante fazer um recorte de gênero, pois são as mulheres trabalhadoras que ocupam os piores postos de emprego no mundo do trabalho e também já ocupam um grande espaço entre os trabalhadores terceirizados. A base metodológica utilizada foi o método marxista pois considera que as relações sociais constituídas entre os seres humanos fazem parte de uma estrutura produtiva que tem relação direta com as formas de sociabilidade de determinada sociedade. Permite entender que a realidade é dinâmica e contraditória e para compreendê-la de forma ampla é necessário entender a totalidade e as particularidades desta. O objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira as políticas neoliberais da educação, materializados na contra- reforma do Ensino Superior, agravaram as condições e as relações de trabalho das terceirizadas da Universidade de Brasília. Como procedimentos de pesquisa foi feita análise de documentação e realizadas 9 entrevistas semi-estruturadas com terceirizadas do setor de limpeza da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons