Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HelenaFragosodeMendoncaSantiago.pdf763,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da teoria social de Marx para o serviço social brasileiro
Autor(es): Santiago, Helena Fragoso de Mendonça
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Marxismo
Socialismo
Serviço social
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: SANTIAGO, Helena Fragoso de Mendonça. A contribuição da teoria social de Marx para o serviço social brasileiro. 2015. 99 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O Serviço Social emerge no trânsito do capitalismo concorrencial ao monopolista, passa por diversas fases de seu desenvolvimento, assimilando concepções, ao longo do seu processo histórico, de cunho moralista, conservador, liberal, positivista e modernizador com adoção de técnicas, culminando com a intenção de ruptura com o tradicionalismo e o conservadorismo e a ruptura da alienação política. A profissão se aproxima da tradição marxista, assimilando, num primeiro momento, os vieses do marxismo vulgar, do sincretismo e da instrumentalização, havendo o início da superação deste processo com a aproximação das fontes marxianas e de intelectuais clássicos da tradição marxista. A Teoria Social de Marx revela-se fundamental para o Serviço Social por possibilitar uma apreensão da realidade na sua concretude, processualidade e contraditoriedade, com base nas determinações históricas, sociais, políticas e econômicas. Este fator, associado à experiência vivenciada no campo de estágio foram os elementos motivadores para a escolha do tema do método de Marx. O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar, ainda nos seus limites, as contribuições da Teoria Social de Marx para o Serviço Social Brasileiro e buscar a apreensão de algumas das suas categorias fundamentais. A metodologia norteadora é análise bibliográfica, exploratória e documental, culminando na construção de dois capítulos permeados pelos fundamentos sócio-históricos do Serviço Social Brasileiro e pelo estudo do método de Marx com ênfase para as categorias da dialética, da totalidade, da mediação, da alienação e da práxis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons