Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_VictorAbreuSilva.pdf348,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sentido e organização do trabalho no serviço público federal
Autor(es): Silva, Victor Abreu da
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Organização do trabalho
Servidores públicos
Data de apresentação: 23-Ago-2010
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: SILVA, Victor Abreu da. Sentido e organização do trabalho no serviço público federal. 2010. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral de pesquisa verificar e analisar a influência da organização do trabalho na concepção de sentido do trabalho para servidores públicos federais. A pesquisa realizada tem caráter descritivo quanto aos fins e trata-se, quanto aos meios, de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A seleção dos participantes foi feita dentre servidores públicos federais de forma não-probabilística, por conveniência. Foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas em profundidade com os indivíduos selecionados (uma entrevista com cada selecionado), utilizando como instrumento um roteiro de entrevista. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de Análise do Núcleo do Sentido (ANS). Foram gerados quatro núcleos do sentido que tornam possível a afirmação de que a organização do trabalho exerce influência sobre o sentido do trabalho dos servidores públicos federais. Ressaltam-se no trabalho a importância da estabilidade funcional e também do gerencialismo como influenciadores tanto do sentido como da organização do trabalho, bem como a crescente centralidade do trabalho na vida dos servidores, fator preocupante no que tange à relação trabalho-indivíduo e ao bem-estar dos funcionários públicos fora do ambiente de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1188
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons