Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11877
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarceloOctavio.pdf974,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação : um caminho para um trânsito menos violento
Autor(es): Octávio, Marcelo
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Trânsito - educação
Políticas públicas educacionais
Violência no trânsito
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: OCTÁVIO, Marcelo. Educação: um caminho para um trânsito menos violento. 2015. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais políticas públicas educacionais de trânsito utilizadas no Brasil, referentes, principalmente, ao ato de dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Foi feita uma pesquisa empírica de caráter exploratório e descritivo, com métodos de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e com coleta de dados secundários disponíveis na internet, como artigos científicos, monografias e publicações não acadêmicas. A revisão da literatura conta com relatórios técnicos, referências bibliográficas de artigos, monografias e Legislação Brasileira. Foram identificados problemas relativos a políticas públicas de educação para o trânsito, pois as principais causas de acidentes no país estão relacionadas ao comportamento humano, principalmente quando este comportamento está relacionado ao uso de álcool antes de dirigir. Alguns autores pesquisados sugerem soluções relacionadas à educação para o trânsito, desde a fase escolar até a idade adulta, para que seja possível termos um trânsito menos violento no Brasil, as quais constam nas principais políticas públicas encontradas sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons