Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11876
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabellaFernandesFerreira.pdf974,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da incidência da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem lotados em um setor de diálise em um hospital público do Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Isabella Fernandes
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Burnout (Psicologia)
Enfermeiros - prática profissional
Enfermeiros - estresse laboral
Enfermeiros - Síndrome de Burnout
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: FERREIRA, Isabella Fernandes. Análise da incidência da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem lotados em um setor de diálise em um hospital público do Distrito Federal. 2015. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa teve como intuito avaliar a incidência da síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem – enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem – lotados em um setor de diálise de um hospital público do Distrito Federal. Para isto, fez-se uso de questionários aplicados a estes profissionais, os quais responderam a perguntas de concordância em relação aos estresses relacionados ao trabalho e acerca de suas percepções sobre aspectos de qualidade de vida proporcionados no ambiente de trabalho. Verificou-se que os profissionais de enfermagem analisados apresentaram baixo nível de fatores de estresse – exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional – que remetem à síndrome do esgotamento profissional. Foi realizada comparação entre estressores apresentados em estudos anteriores sobre o tema e os resultados desta pesquisa e constatou-se concordância em aspectos como falta de reconhecimento profissional por parte da gerência hospitalar, existência de capacidade de desempenho, baixa remuneração percebida, falta de segurança no trabalho; e discordância em aspectos como dificuldades em relacionamentos interpessoais, alta carga horária exercida, alta intensidade das atividades realizadas. A pesquisa apresentou possíveis alternativas para se evitar o estresse no trabalho, a fim de proporcionar maior qualidade de vida aos profissionais, contribuindo para a motivação destes e, consequentemente, com uma maior qualidade dos serviços de saúde prestados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons