Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ DiegodaSilvaHilarino.pdf136,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sintaxe dos dativos : argumentação e adjunção
Autor(es): Hilarino, Diego da Silva
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Assis, Machado de, 1839-1908
Dom Casmurro (1899)
Dativos (gramática)
Língua portuguesa - sintaxe
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: HILARINO, Diego da Silva. Sintaxe dos dativos: argumentação e adjunção. 2013. [32] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho focaliza o estudo do caso dativo no português brasileiro em estruturas monotransitivas e bitransitivas. Essa iniciativa se deu a partir da observação da demasiada frequência com que se encontram os dativos nas obras de Machado de Assis – em específico, para este estudo, sua obra célebre Dom Casmurro. O presente trabalho refere-se ao estudo do dativo no português moderno e de suas subcategorias que acarretam uma pluralidade de funções sintáticas e semânticas em meio aos ambientes linguísticos em que aparecem os pronomes lhe/lhes e sua correlação átona com sintagma preposicional. Trata-se de uma pesquisa descritiva da classe dos dativos, todavia, aparecerão, também, questionamentos teóricos que provavelmente auxiliarão na distinção de algumas funções sintáticas e semânticas, tais como complementação e adjunção
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons