Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11872
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolinaAlmeidaRocha.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Por detrás do nariz : uma etnografia de introdução à arte do palhaço
Autor(es): Rocha, Carolina Almeida
Orientador(es): Dias, Juliana Braz
Assunto: Arte circense
Palhaços
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: ROCHA, Carolina Almeida. Por detrás do nariz: uma etnografia de introdução à arte do palhaço. 2015. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho visa a uma comparação entre duas figuras relacionadas ao universo cênico: o palhaço popular e o clown. A partir da leitura de bibliografia especializada e de uma pesquisa de campo que abarcou a participação em uma oficina de inicialização ao palhaço, acompanhamento de treinos e atuações com um grupo de palhaços de Brasília, além da visita a um circo familiar, fiz uma breve comparação entre essas duas figuras. No decorrer do processo de pesquisa pude perceber que suas diferenças não são tão destacadas. O contraste está mais presente nas formas de aprendizagem das técnicas de palhaço, do estudo em “casa” aos cursos em uma escola convencional. A comparação entre os dois universos também sugere um recorte de classe e de estilos de vida. Por mergulhar nessa pesquisa também como aluna na arte do fazer-se rir, fui também levada a questionar a relação desse indivíduo com seus defeitos, que devem ser expostos de maneira consciente para que a dualidade palhaço seja encontrada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons