Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThalitaDalPicoloOctavio.pdf663,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política urbana e a mobilidade urbana no Brasil
Autor(es): Octávio, Thalita Dal Picolo
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Crescimento urbano
Mobilidade urbana
Vias públicas - humanização
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: OCTÁVIO, Thalita Dal Picolo. Política urbana e a mobilidade urbana no Brasil. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Nas últimas décadas temos assistido a um grande crescimento das áreas urbanas e isso tem trazido como consequência para as cidades e seus cidadãos uma enorme segregação espacial, que se sustenta através da especulação imobiliária. Com isso, a população de baixa renda e em situação de risco tem sido jogada para as zonas periféricas, menos valorizadas economicamente e com menores oportunidades de trabalho. A consequência disso é um aumento considerável no trânsito em função da necessidade de transporte público para o deslocamento dos cidadãos aos seus serviços. As pessoas portadoras de necessidades especiais também tem uma mobilidade restrita, tanto pelo transito quanto pela falta de espaços adaptados. Em função dessas situações faz-se necessário repensar os conceitos de espaço público e, consequentemente, inserir o pedestre e o cidadão como componente básico para planejar e estruturar ações que reduzam os acidentes de trânsito e que tornem o transporte mais inclusivo e menos estressante. Este trabalho abordará alguns instrumentos e regulamentações legais que propõem a humanização das vias públicas e um novo olhar sobre a mobilidade urbana no Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons