Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DenilsondeAraujoAlves.pdf509,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das pesquisas nacionais em auditoria contábil : um estudo bibliométrico
Autor(es): Alves, Denilson de Araújo
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Auditoria
Ciências Contábeis - produção científica
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: ALVES, Denilson de Araújo. Análise das pesquisas nacionais em auditoria contábil: um estudo bibliométrico. 2014. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi mapear as pesquisas nacionais na área de auditoria contábil. Como Metodologia foi utilizada a bibliometria, perfazendo uma pesquisa descritiva. Para busca dos artigos foi utilizado o portal periódicos da Capes1. A divulgação da pesquisa, vista como um validador dos resultados encontrados deve ser interpretada à luz da Teoria Institucional dada a capacidade de Instituições de Ensino e Autores serem vistos como protagonistas no processo de pesquisa em contabilidade. Ao longo do referencial teórico ficou demonstrado as diversas pesquisas em contabilidade que se utilizam da bibliometria. Dentre os trabalhos citados observou-se centralidade de pesquisas na USP. Os resultados dessa investigação científica confirmam essa centralidade. As vinculações de autoria por regiões do Brasil são em sua maioria no Sudeste. Não foi observado vinculação de Pesquisa na Região Norte. Como autores mais prolíferos se destacam Ilse Maria Beuren, Ariovaldo do Santos e José Alves Dantas. Os pesquisadores nessa temática são, em sua maioria, homens. Recomenda-se a continuidade da pesquisa para investigar o motivo do baixo número de pesquisas de autores do sexo feminino. Mais 70% das publicações dessa temática são feitas por mestres ou doutores, o que deve ser visto como um indicador de qualidade desses trabalhos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons