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Título: O intraempreendedorismo na percepção dos funcionários : um estudo de caso em uma empresa de cartão de crédito
Autor(es): Avelino, Vinícius Alcântara
Orientador(es): Ribeiro, Walter Eustáquio
Assunto: Empreendedorismo
Comportamento organizacional
Desenvolvimento organizacional
Data de apresentação: 31-Ago-2010
Data de publicação: 29-Out-2010
Referência: AVELINO, Vinícius Alcântara. O intraempreendedorismo na percepção dos funcionários: um estudo de caso em uma empresa de cartão de crédito. 2010. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A globalização e a concorrência impõem novos desafios de sobrevivência às organizações estabelecidas. Uma estratégia para atender a esse novo ambiente de negócios surgiu a partir da compreensão da importância do talento empreendedor dos funcionários de uma organização. O intraempreendedorismo, dessa forma, se coloca como um método para acelerar as inovações dentro das empresas, ao dar oportunidades aos seus funcionários de colocar em prática suas idéias. O presente trabalho busca analisar como o intraempreendedorismo ocorre na empresa de cartão de crédito Cartão BRB S/A, através da percepção de seus funcionários. Para tanto, foram considerados os 19 fatores de inovação e iniciativas empreendedoras apresentados por Pinchot III e Pellman (2004) e se as ações estratégicas e gerenciais incentivam a participação dos funcionários na busca por inovações e novas oportunidades de negócios. A pesquisa de campo parte de uma abordagem do tipo quantitativa, com aplicação de questionário fechado aos funcionários da empresa. Os resultados evidenciam a percepção amplamente negativa dos funcionários em relação à maioria dos 19 fatores, demonstrando que a empresa pouco utiliza o intraempreendedorismo como estratégia para identificar e implementar inovações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
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