Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RicardoAugustoCapovilla.pdf394,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A auditoria financeira das entidades do setor público federal pelo Tribunal de Contas da União
Autor(es): Capovilla, Ricardo Augusto
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Auditoria
Accountability
Contabilidade pública
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: CAPOVILLA, Ricardo Augusto. A auditoria financeira das entidades do setor público federal pelo Tribunal de Contas da União 2013. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A auditoria financeira ou auditoria das demonstrações contábeis é atividade essencial na relação de accountability entre acionistas e executivos em empreendimentos privados, cujos benefícios sociais são reconhecidos de maneira unanime pelos estudiosos do tema. É senso comum que a auditoria financeira também pode servir às relações de accountability entre a sociedade e o Estado, órgãos e entidades da administração pública. Historicamente, os órgãos de controle da administração concentraram suas atividades inicialmente no controle da regularidade dos atos de gestão, evoluindo para o controle da eficiência e eficácia das entidades, programas e políticas públicas, utilizando técnicas de auditoria financeira apenas de maneira secundária, com o objetivo de reforçar a avaliação dos aspectos de legalidade e desempenho; contudo, com o aumento da competitividade internacional decorrente da globalização da economia, a dificuldade dos órgãos de controle na prevenção e resposta às fraudes e a evolução das expectativas do controle social, cresce a necessidade de informações contábeis úteis e fidedignas para seus usuários, consequentemente a relevância da auditoria financeira na relação de accountability entre sociedade e Governo. Este estudo analisa a utilização de técnicas e procedimentos de auditoria financeira por parte do Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo da administração pública federal brasileira, e possíveis benefícios da realização de auditorias financeiras em conformidade com as normas internacionais, tendo em vista a complexidade e as peculiaridades das entidades do setor público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons