Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielAmbrosioRibeiro.pdf117,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma nota sobre contabilidade criativa e corrupção
Autor(es): Ribeiro, Gabriel Ambrósio
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Corrupção
Contabilidade
Ética profissional
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: RIBEIRO, Gabriel Ambrósio. Uma nota sobre contabilidade criativa e corrupção. 2013. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho apresenta e relaciona os conceitos de corrupção e contabilidade criativa. As características da prática contábil permite interpretações e subjetividades na aplicação de normas, ainda que tais normas sejam adequadas às boas práticas e a procedimentos internacionais. Nesse contexto, o profissional da área contábil identifica oportunidades de ganhos pessoais associados à escolha de uma alternativa em detrimento de outras. Tais situações se enquadram aos conceitos gerais de corrupção, que envolvem interação entre dois ou mais indivíduos, ou grupos de indivíduos, que gera uma transferência de renda como contrapartida a um desvio de conduta. Feita a relação entre contabilidade criativa e corrupção, o trabalho menciona o papel dos padrões éticos e morais, bem como outros mecanismos de controle e punição de práticas corruptas. A pesquisa é exploratória, considerada uma pesquisa bibliográfica. Na elaboração da análise foram usados como base critérios qualitativos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons