Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlineSilvaAlmeida.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : participação dos acionistas na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BMF&Bovespa
Autor(es): Almeida, Aline Silva
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Governança corporativa
BM&FBOVESPA
Data de apresentação: 10-Mai-2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: ALMEIDA, Aline Silva. Demonstração do valor adicionado: participação dos acionistas na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BMF&Bovespa. 2014. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Demonstração do Valor Adicionado fornece uma visão detalhada da riqueza gerada pela empresa e como ela é distribuída aos seus fatores de produção. O presente trabalho tem como objetivo identificar a participação dos acionistas na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2012. Foi realizada uma análise estatística comparativa entre a distribuição dos níveis segregados por setor. A amostra é de 93 empresas e é composta por empresas dos níveis 1, 2 e Novo Mercado, que foram selecionados por conveniência. Os resultados mostraram que o Nível 2 apresentou uma maior distribuição em relação aos demais segmentos, seguido pelo Novo Mercado e pelo nível 1, respectivamente. No entanto, o teste t student evidencia que em geral, os níveis apresentam igualdade de médias, apresentando diferenças somente entre os níveis 1 e Novo Mercado. Pôde-se observar que o Novo Mercado é o que possui a maior média de distribuição de juros sobre capital próprio e dividendos aos acionistas, com relação ao valor adicionado total a distribuir. A pesquisa busca avançar nos estudos sobre governança corporativa, partindo-se do pressuposto de que empresas enquadradas em níveis maiores de governança distribuem mais juros sobre capital próprio e dividendos para os seus acionistas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons