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Título: Universidade corporativa e desenvolvimento profissional : estudo de caso aplicado no Banco do Brasil
Autor(es): Fonseca, Jamilly Souza
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Aprendizagem organizacional
Universidade corporativa
Educação corporativa
Data de apresentação: 7-Dez-2009
Data de publicação: 29-Out-2010
Referência: FONSECA, Jamilly Souza. Universidade corporativa e desenvolvimento profissional: estudo de caso aplicado no Banco do Brasil. 2009. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo comparar as percepções dos empregados da área fim e da área meio de uma instituição financeira quanto à possibilidade de crescimento profissional e pessoal oferecidos pela universidade corporativa. Para tanto, optou-se pela análise em um contexto social onde as mudanças do mundo organizacional encontram-se bem evidentes: o setor financeiro. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, teve como amostra 128 funcionários concursados da empresa distribuídos em dois grupos de comparação: área meio (n=72) e área fim (n=56). Foi utilizado um questionário a fim de comparar as percepções das áreas meio e fim quanto à oportunidade de participação e acesso às ações educacionais, bem como o incentivo e valorização que o Banco proporciona para tais participações. Os itens do instrumento foram criados a partir da literatura científica sobre o tema e foi submetido à análise semântica. A coleta de dados foi feita diretamente no local de trabalho, aplicado pela pesquisadora na área meio e por um funcionário na área fim. A tabulação e o processamento das respostas aos itens do questionário foram feitos com auxílio do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 17.0 for Windows. Para descrição dos dados foi usado, em um primeiro momento, os resultados das análises estatísticas descritivas (média e desvio padrão) dos fatores/dimensões teóricas; em um segundo momento, foi feita uma comparação estatística entre essas mesmas percepções (Testes - T). Concluiuse, então, que tanto os funcionários que trabalham em agências (área fim) quanto funcionários que trabalham em sedes (área meio) crêem na possibilidade de crescimento profissional ofertado pela universidade corporativa do Banco do Brasil. Afirmam participar e ter acesso às ações educacionais oferecidas pelo UNIBB igualmente, e acreditam que o banco valoriza e incentiva sua participação nos programas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1181
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